Ruminando, é?

November 22, 2018

ruminar (verbo transitivo e intransitivo) :

1. Mastigar repetidas vezes; remoer: os bovinos e equinos ruminam as ervas dos pastos.

2. [Figurado] Pensar muito em, refletir com calma e cuidado: ruminar uma ideia.

 

Você se lembra da última vez que você não conseguia parar de pensar em algo? Talvez naquela entrevista de emprego que você não passou, na discussão que  teve com seu esposo(a), ou naquelas dívidas que não param de crescer? Por mais que você tentasse pensar em outra coisa, sua mente sempre encontrava uma maneira de voltar para aquele pensamento, remoendo e remoendo sem cessar.... 

 

Minha melhor amiga e eu ficamos fascinadas pelas nossas mentes "ruminantes".Tão fascinadas que decidimos escrever nossas teses   sobre esse tema.  

 

Desenhamos um experimento em que medimos o nível de "ruminação", o tom de voz e os movimentos dos olhos das pessoas durante um jogo de associação de palavras. O que descobrimos foi o seguinte: 

 

1. O ruminar nos tira do presente. Frequentemente, nos faz preocupar demais com a nossa performance durante alguma tarefa (e.g.: pensamos se estamos fazendo tudo direito, se vai demorar demais pra terminar, se seremos julgados pela nossa performance, etc.), 

2. Faz com que imitemos menos os outros (a imitação é um sinal básico de aceitação, conformidade e harmonia social),

3. Leva-nos  a gerar mais palavras negativas durante um jogo de associação de palavras, e  

4.  Faz-nos  piscar mais. Piscar demais indica que nossa atenção está direcionada internamente ( para o interior da pessoa) ao invés de estar direcionada externamente (para o exterior), ou seja, no presente. 

 

E daí, o que isso quer dizer? Ao observarmos certos comportamentos durante interações sociais (e.g.: tom de voz, palavras verbalizadas, movimentos dos olhos), podemos constatar indicações de uma mente “ruminante”. 

 

E ruminar é tão ruim assim?  Depende. Se o "mastigar" servir  para um propósito, como serve para as vacas, de digerir algo e gerar soluções, não. Mas, se não servir para nada além de gerar mais preocupação e uma atitude passiva, pode germinar mais pensamentos negativos, menos aceitação, conformidade e mais resignação social.

 

Quer saber mais? Clique abaixo para ler nosso artigo (em inglês):

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

To all the strong-willed girls

November 15, 2018

1/1
Please reload

Recent Posts

July 12, 2019

November 22, 2018

November 22, 2018

November 21, 2018

November 13, 2018

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2018 by Passeios Mentais. Proudly created with Wix.com